Sustentabilidade

A questão da Sustentabilidade

 

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu no final do século XX, pela constatação de que o desenvolvimento económico também tem que levar em conta o equilíbrio ecológico e a preservação da qualidade de vida das populações humanas a nível global. A ideia de desenvolvimento sustentável tem por base o princípio de que o Homem deve gastar os recursos naturais de acordo com a capacidade de renovação desses recursos, de modo a evitar o seu esgotamento (fig. 1.1). Assim, entende-se por desenvolvimento sustentável aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras fazerem o mesmo.

  

Figura 1.1 – Utilização dos recursos naturais

A sustentabilidade assenta nos seguintes princípios ou regras de gestão de recursos[1]:

  • A exploração dos recursos renováveis não deve exceder ritmos de regeneração;
  • As emissões de resíduos poluentes devem ser reduzidas ao mínimo e não devem exceder a capacidade de absorção e de regeneração dos ecossistemas;
  • Os recursos não renováveis devem ser explorados de um modo quase sustentável limitando o seu ritmo de esgotamento ao ritmo de criação de substitutos renováveis.
  • Sempre que possível deverá ser feita a reutilização e a reciclagem dos resíduos resultantes da utilização de recursos não renováveis. Os resíduos de algumas actividades económicas podem em muitos casos servir como matérias–primas de outras actividades.
  •  Os processos económicos, sociais e ambientais estão fortemente interligados;
  •  O desenvolvimento sustentável vai para além da conservação ambiental;
  •  As actividades desenvolvidas no presente e no médio prazo devem garantir a satisfação global as necessidades das gerações futuras;
  • O desenvolvimento sustentável apela a mudanças estruturais a longo prazo na economia e no sistema social, com o objectivo de reduzir o consumo dos recursos naturais mantendo o potencial económico e a coesão social.

 

A actividade económica, o meio ambiente e o bem-estar global da sociedade formam o tripé básico no qual se apoia a ideia de desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado se estes três eixos evoluírem de forma harmoniosa.

Assim, o conceito de desenvolvimento sustentável pode ser representado pela fig. 1.2 em que os três círculos representam as dimensões ambiental, económica e social associadas, sendo de salientar os seguintes aspectos:

 

Figura 1.2 – Dimensão ambiental, económica e social

do desenvolvimento sustentável


[1] Referência ao “Manual de boas práticas de eficiência energética” publicado pela BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável que é uma associação sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2001 pela iniciativa das empresas Sonae, Cimpor e Soporcel, associadas ao WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, em conjunto com mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional. Consultar em: www.bcsdportugal.org.

Leave a comment